Se você é um(a) atleta ou uma pessoa que faz muito esforço físico certamente já irá conhecer aquelas dores nos músculos no final da sua atividade física.
Desconfortáveis, demoram a recuperar e quebra a nossa produtividade, quer seja no emprego ou a cuidar da casa. E um dos objetivos principais da massagem desportiva é atacar essa dor, fazendo com que ela recupere mais rápido e que o seu músculo se restaure.
O outro objetivo é mais focado nos desportistas, que é evitar lesões, daí existir uma massagem desportiva pré-atividade e pós-atividade.
Prós:
Contraindicações:
Para a realização da massagem, quando utilizada no pré-treino, ou seja, na fase de condicionamento, a massagem desportiva visa preparar e aquecer a musculatura. Para isso, realiza-se movimentos mais rápidos e intensos a fim de elevar a circulação sanguínea e a temperatura local, preparando a área para o esforço que virá com a atividade física.
Já no pós-treino, ou seja, na fase de recuperação, a massagem desportiva auxilia na regeneração muscular, alongando as fibras musculares e eliminando possíveis edemas e toxinas do corpo, como o ácido lático, por exemplo. Neste caso, a massagem deve ter movimentos mais lentos e precisos, a fim de promover uma recuperação muscular mais rápida e a diminuição da dor.
A técnica também trabalha nos trigger points (pontos de gatilho), nódulos sensíveis e palpáveis causadores de dores locais. Geralmente, esses nódulos localizam-se nos pontos onde o músculo e tecido se conectam, locais onde a tensão se acumula.
Os pontos de gatilho podem estar longe do ponto de origem da dor – e podem causar problemas como enxaquecas, torcicolos e dores nos braços e pernas, por isso a importância de serem trabalhados.
Recomenda-se que você não aguarde o dia seguinte para se submeter à massagem, é comum ficar mais dolorido que o normal.
Duração: 1 Hora